CAPELAS


AS CAPELAS DA PARÓQUIA

 
Nossa paróquia é formada por 11 comunidades, a matriz e mais 10 comunidades rurais, Santa Catarina de Alexandria de Paulo Freitas, NSra de Nazaré, no Tomba, NSra. Aparecida no Campestres, NSra. de Fátima na Vila Candinho, Sagrada Família no Jaguara, Nsra. Aparecida na Bocaina, NSra da Conceição na Vista Alegre, São Judas Tadeu na Barra e Santo Antônio e São Geraldo, na Soca e Nossa Senhora Aparecida, no Mato sem Pau( ainda não possui capela, mas já tem missas mensais)
Estas capelas e comunidades se encontram cada uma em um extremo do município, onde uma vez por mês o padre Celebra uma missa  e também anualmente são festejados os santos padroeiros daqueles lugares.
O povo das comunidades rurais é um povo animado e fiel e sempre se fazem presentes também nas festas religiosas de Ingaí, abrilhantando e aumentando o louvor á Deus.


CAPELA SÃO JUDAS TADEU  COMUNIDADE DA BARRA

É a comunidade mais recente da nossa Paróquia, sua implantação está em conclusão, mas missas já são celebradas mensalmente naquela capela e há alguns anos o povo da Barra já nos honram com sua participação especial nas novenas e festas dos Padroeiros de Ingaí.

A capela dedicada a São Judas Tadeu foi construída recentemente em um sítio na Região da antiga Fazenda da Barra, às margens do Rio do Cervo, o terceiro rio que corta nosso município e serve de limite entre Ingaí e Carmo da Cachoeira. A paróquia de Carmo da Cachoeira é dedicada a Nossa Senhora do Carmo e faz parte da diocese da Campanha.
 



CAPELA DE SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA
 COMUNIDADE DA ESTAÇÃO DE PAULO FREITAS


É a capela mais antiga e uma das maiores da Paróquia. Construída na Estação Férrea de Paulo Freitas, às margens do rio Capivari, na Fronteira com a Paróquia de Santo Antônio de Itutinga, é uma capela antiga mas bem conservada.
Também famosa pelas festas de cavalgada anualmente lá celebradas, serviu por muitos anos como escola para as crianças daquela região.












CAPELA DE NSRA DE NAZARÉ 
 COMUNIDADE DO TOMBA






A comunidade de Nossa Senhora de Nazaré do Tomba é uma das mais novas comunidades da paróquia de S. Sebastião e São João Batista de Ingaí, foi transferida da paróquia de S. Sebastião de Lavras em 2003, na gestão do então padre, Janilto Geraldo de Carvalho.
A capela foi construída bem na beira da floresta, em um escavado, à margem de um riacho, um lugar tranquilo, onde se sente a presença de Deus, no cantar dos pássaros e na maravilha do lugar, bem no pezinho da Serra da Bocaina.
As missas sempre contam com grande participação do povo daquela comunidade rural.




CAPELA DE NOSSA SENHORA APARECIDA  COMUNIDADE DO CAMPESTRE






A comunidade do Campestre é bem antiga, a capela de NSra. Aparecida também.Foi restaurada a pouco tempo e ganhou um lindo jardim.É uma das mais animadas comunidades da paróquia.

Ao lado da capela do

Campestre ainda existe um campo de futebol e naquela comunidade, grandes nomes deste esporte se destacaram. Foram incontáveis os jogos de outrora contra o famoso time do Campestre, que hoje ainda permanecem jogando na memoria de muitos




CAPELA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - COMUNIDADE VILA CANDINHO


A capela de Nossa Senhora de Fátima, é um sonho antigo do povo da comunidade da Vila Candinho.Sua construção teve inicio em 2001, quando o então Vigário e administrador paroquial Pe. Clayton Nogueira deu inicio à campanha de construção da capela.Hoje o povo se alegra nas celebrações daquela comunidade que fica na entrada da cidade de Ingaí, a menos de 3 Km.






“A IGREJINHA DA SERRA”
CAPELA DA SAGRADA FAMÍLIA - COMUNIDADE DO JAGUARA



Uma pequena capela, no alto de um morro, na beira de uma movimentada estrada, a capela da Sagrada Família do Jaguara, uma das mais aconchegantes comunidades da paróquia.

Diferente por as missas serem celebradas no 1º sábado do mês, a “igreja do Morro grande” como é conhecida, fica pequena nos dias da festa da padroeira Sagrada Família, quando o povo de toda a região vai lá para a “casa da ministra” e em procissão leva a imagem imponente do Menino Jesus, Maria e São José para a Capela, onde é celebrada uma missa solene e logo depois sempre há um show, barraquinhas e animados leilões de prenda e de gado.
Um povo muito devoto e que está sempre presente também nas festas dos padroeiros em Ingaí.
A Igrejinha da Serra é um ponto de referência para os viajantes cansados que por ali passam, se benzem e pensam em Deus.

CAPELA DE NOSSA SENHORA APARECIDA 
COMUNIDADE DA BOCAINA


A capela da comunidade de Nossa Senhora Aparecida da Bocaina foi construída pelo dono da Fazenda da Bocaina, que fica próxima à capelinha, cumprindo uma promessa  por uma graça alcançada pela intercessão de NSra. Aparecida.Na porta da capela também existe um campo de futebol onde já aconteceram grandes clássicos.







CAPELA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 
 COMUNIDADE VISTA ALEGRE



Na fazenda Vista Alegre, se encontra a capela de Nossa Senhora da Conceição.

É nesta comunidade que temos o coral mais animado da paróquia, o coral da Serra Negra.
Esta capela encontra se quase aos pés da imponente montanha que é um dos cartões postais do nosso município,a Serra Negra.




CAPELA DE SANTO ANTÔNIO E SÃO GERALDO 
 COMUNIDADE DA SOCA






Uma capela ainda em construção em uma comunidade de gente que possui intensa fé, a comunidade da Soca, pessoas que estão sempre dispostos à ajudar nas obras assistenciais da paróquia na cidade de Ingaí, como o empenho da líder daquela comunidade a professora Helena e uma associação por ela fundada para a construção de uma creche infantil publica na cidade.
Na construção da capela há o empenho de todos os integrantes daquela comunidade rural.
A fé daquele povo é o maior motivo para a conclusão da obra.








Confira nos mapas abaixo a localização de cada capela e sinta se convidado à participar das missas nas comunidades rurais e na igreja matriz: