PADRES

Monsenhor Waldyr Henrique Mancini 



Ele já atendia a comunidade de Ingaí desde 1957, quando chegou à
paróquia de NSra. do Carmo de Luminárias, recentemente ordenado,
padre Waldir Henrique Mancini...
Foi um grande personagem que enfeitou a história da vida de muitos cidadãos Ingaienses

Monsenhor se destacou na comunidade paroquial de Ingaí à qual ele já atendia a mais de 45 anos com muito amor e carinho e uma força missionária explendida, Administrava a paróquia de Luminárias, a matriz de Ingaí e as suas 5 comunidades rurais sem nunca se cansar ou deixar algum fiel sem o auxilio espiritual de um líder; frenteava as festas da fogueira e sempre participou de importantes decisões políticas no município de Ingaí, onde será sempre lembrado .
 

Pe. Clayton Nogueira 

"foi quem de fato administrou a paróquia depois de sua fundação...Padre Clayton foi  quem vitalizou nossa paróquia..."


Junto de Monsenhor Waldir, também assumiu a paróquia o padre Clayton Nogueira; fiel devoto de Nossa Senhora do Carmo, ele se destacou também por ter restaurado a imagem primitiva do padroeiro São Sebastião, o telhado e todo o restante da matriz.Instalou a comunidade e capela de Nossa Senhora de Fátima na Vila Candinho e também ganhou várias imagens para a paróquia.
Padre Clayton Foi um ícone da fé em Deus e na corte celeste.
Foi ele quem de fato administrou a paróquia durante 5 anos.
Este se destacou, instituiu varias pastorais, montou um conselho paroquial, reformou a matriz, a casa paroquial e todas as capelas rurais, adquiriu o veiculo para a paróquia.Com seu ardor carismático, fazia o povo vibrar durante as celebrações.Era ele quem pessoalmente ornamentava os altares, instruía as pastorais e movimentos e “guardava” a igreja de toda sorte de vandalismo.Organizava encontros litúrgicos nas pastorais, visitas as casas da comunidade, passeios turísticos com os coroinhas e demais pastorais, além de solenes celebrações.
Em 2003 foi enviado a ser pároco em nossa senhora de Fátima de Lavras -MG, onde continua sua missão de levar ao povo a mensagem de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Pe. Janilto Geraldo de Carvalho 

"Padre Janilto continuou com todo o ardor os trabalhos de padre Clayton...ex colegas de seminário, tinham um jeito semelhante de conduzir os santos ofícios"

 

Para substituir padre Clayton na paróquia de Ingaí, o eminentíssimo bispo diocesano Dom Waldemar enviou,
padre Janilto Geraldo de Carvalho, então vigário paroquial de São Sebastião de Lavras. Era o ano 2003.
Padre Janilto continuou com todo o ardor os trabalhos de padre Clayton.
Ex colegas de seminário, tinham um jeito semelhante de conduzir os santos ofícios e sacramentos.
Ele foi enfático no intercâmbio paroquial de Ingaí com as paróquias vizinhas. Restaurou 3 primitivas imagens que estavam sendo destruídas por cupins.
Resolveu muitos dos problemas enfrentados pela paróquia e conseguiu contornar a questão da mudança do local da festa da fogueira.
Outros destaques de seu celibato em Ingaí, foram a transferência da comunidade de NSra. de Nazaré do Tomba, que antes pertencia a Paróquia São Sebastião de Lavras para a nossa paróquia, o início do projeto de reforma da matriz e a construção do centro de festas e capela do Santíssimo.
Padre Janilto conquistou o carisma do povo, em especial dos camponeses, visitava fazendas e casas na zona rural.
Nas celebrações litúrgicas, em especial as festas dos padroeiros e do Senhor Jesus Cristo demonstrava um alto conhecimento cerimonial; seus saudosos sermões possuíam grande teologia e conforto espiritual.
Pessoalmente ele fazia reparos na matriz, trocava lâmpadas, concertava o sino, lustrava os vasos litúrgicos e redigia os avisos no som da igreja .
Era Um grande amigo do bispo, e fiel devoto da Virgem Maria a Senhora de Nazaré.
Padre Janilto, se tornou um grande cidadão ingaiense, que tem seu nome marcado na história da Paróquia de São Sebastião.
Outro feito de padre Janilto que merece destaque, foi a ampliação da capela rural de Nossa Senhora Aparecida na fazenda da Bocaina, no ano de 2006.

Pe. Odair José de Carvalho 

 "Padre Odair, com sua voz terna, é um sacerdote que possui o dom supremo de saber acalmar as aflições dos fiéis, transmitindo em seus saudosos sermões o amor, a misericórdia e a bondade de Deus"




Em 2006, padre Janilto renunciou a batina, constituiu família e quem o substituiu na paróquia foi o padre Odair José de Carvalho, que não ficou por muito tempo na administração .
Ele não morava em Ingaí, por ser vigário paroquial em nossa Senhora Auxiliadora de Lavras, sua residência oficial.


" Padre Odair José de Carvalho é natural de São João Del, da Paróquia da Imaculada Conceição da Colônia do Marçal. Foi Ordenado Sacerdote em sua Terra e Paróquia Natal no dia 06 de Dezembro de 2006, por dom Waldemar Chaves de Araújo, o nosso bispo emérito, na época titular. Após sua ordenação ele foi enviado a trabalhar na Paróquia de Bom Jesus  de Matosinhos de SJDR e tempos depois foi transferido para a Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Lavras, onde ocupa até os dias de hoje o cargo de vigário paroquial ao lado do colega Padre Neidir Antônio Nogueira do Vale, o pároco.

No ano de 2006 ele assumiu a Paróquia de São Sebastião de Ingaí, onde já havia desempenhado atividades pastorais quando era seminarista, junto de seu amigo também do seminário e hoje padre da Catedral do Pillar, Geraldo Magela da Silva. 

Padre Odair trabalhou em Ingaí até Agosto do ano de 2007, quando entregou o timão da barca ao Padre Renée Evillo de Castilo Orenlana.
Padre Odair, com sua voz terna, é um sacerdote que possui o dom supremo de saber acalmar as aflições dos fiéis, transmitindo em seus saudosos sermões o amor, a misericórdia e a bondade de Deus. Ele tem a capacidade de mostrar a quem o ouve que Deus é compaixão, que Deus é carinho e que Deus está sempre de braços abertos a espera de seus filhos.
Sempre pregando com serenidade no olhar, durante suas homilias ele faz o povo sentir a presença do Espírito Santo na vida de cada filho e filha de Deus, chamados atenciosa e carinhosamente por ele de “Amados irmãos e irmãs, povo de Deus aqui reunido” – tradicional saudação com que ele inicia suas pregações.
Outra mensagem que o Padre Odair faz questão de deixar bem claro é sobre a necessidade de todos os Cristãos caminharem juntos em uma só marcha rumo a Jesus, seguindo o exemplo Maior do Fundador e Fundamento da nossa fé, que é Cristo.
O jeito carismático deste jovem sacerdote doutrinar faz recordar o Ilustre Papa João Paulo I, que ficou conhecido como Papa sorriso, Albino Luciani, o Italiano que governou a igreja Católica por 33 dias em 1978, (mesmo ano que o padre Odair nasceu), antes do +Pp. João Paulo II; Luciani conquistou o mundo por sua simplicidade. Sem dúvida nos recorda também e muito se identifica com o Papa Francisco, nosso amado pontífice.
A juventude diocesana, em especial os jovens da Paróquia de Ingaí, assim como os membros dos movimentos de Emaús, Renovação Carismática, Cursilho, da musica e da liturgia, apostolado da oração em fim todos os que conhecem o Padre Odair na nossa forânia sempre se admiram e observam um exemplo de como Servir a Deus, com fidelidade e total dedicação sem perder o animo.

Atualmente ele é o Coordenador Diocesano e Representante dos Presbíteros, função de dempenha com Maestria e serenidade. Pessoa certa no lugar certo, escolhido pelo Espírito Santo de Deus para cuidar daqueles que cuidam desta parcela do povo de Deus.
Da mesma forma que há quase 2000 anos alguns caminheiros que estavam indo para aquela pequena aldeia em Israel e reconheceram o Cristo ao partir o pão, assim acontece hoje quando vemos o padre Odair partir o pão na mesa sagrada da Eucaristia. "

Em Agosto de 2007 padre Odair entrega ao Padre Reneé a Paróquia de Ingaí e volta para Auxiliadora, levando consigo o carinho e o abraço do povo de Ingaí. Sua voz terna será sempre lembrada pelos seus eternos paroquianos, sua missão continua ao lado do padre Neidir em Lavras.

Pe. Reneé Evilo de Castillo Orenlana



Embora jovem, ele traz grandes traços dos padres antigos,”...só faltava a batina preta...”, diziam as ‘fofocas de sacristia’.
Ele foi o responsável pela restauração completa da matriz, que foi o maior destaque de sua administração paroquial.



Um missionário da congregação missio, Padre Reneé veio de San Salvador, na América central e conquistou a amizade do povo de Ingaí, que ficou admirado com o jeito deste missionário conduzir a paróquia.
Especialistas no assunto afirmam com certeza que seu dicipulado na paróquia de são Sebastião de Ingaí foi bom e produtivo.
Embora jovem, ele traz grandes traços dos padres antigos,”...só faltava a batina preta...”, diziam as ‘fofocas de sacristia’.
Ele foi o responsável pela restauração completa da matriz, que foi o maior destaque de sua administração paroquial.

Foi ele quem pois em pratica o projeto de restauração da matriz, com suas diga se de passagem”grandes” mãos e com a ajuda de Deus e do povo, realizou esta imponente obra.

 

 

 

Pe. Francisco Alves 

 

"Um padre Nordestino"

Junto do padre Reneé, também trabalhou na paróquia o vigário paroquial padre Francisco Alves, outro missionário, ordenado sacerdote na matriz de Nossa Senhora Auxiliadora em Lavras.
“Pelas ruas da cidade, se vê um homem a andar vestido com uma batina preta...”
É padre Francisco, o vigário de Ingaí.
Ele veio de uma família muito humilde do sertão do nordeste do Brasil.
Como milhares de irmãos nossos, teve muitas vezes que enfrentar a impiedosa seca que todos os anos faz sua triste visita àquele povo humilde, que nada pode fazer a não ser juntar as forças que tem e ano após ano, seguir na labuta, comendo do fruto da macambira e bebendo muitas vezes do sumo do xique - xique para sobreviver.
Talvez, é daí que vem a sua humildade e dignidade, certamente Deus lhe irá recompensar um dia.
Exemplo de humildade, simplicidade, discrição, carisma e vários outros adjetivos bons é o padre Francisco, um padre sempre presente nas missas solenes e não solenes, que sempre está ali, simplesmente com uma estola e sua atenção e participação importantíssima.
Sempre disposto a levar a mensagem do evangelho às comunidades rurais.
Nem que seja a pé ele vai e deixa em cada capela sua mensagem e depois, humildemente se despede do povo camponês, sem maiores alados.
Quem dera se metade dos padres se assemelhassem ao padre Francisco, certamente seria bem maior o numero de católicos praticantes da doutrina.
“Em certa ocasião, numa missa na estação de Paulo Freitas ( Comunidade Santa Catarina de Alexandria ), padre Francisco pediu carona ao Zé chora Rita, que sempre abrilhanta as celebrações daquela comunidade, junto à sua esposa Joana no coral. e este lhe atendeu, mas ocorreu que o Zé sempre vai de camionete e depois da missa ele vende sua mercadoria ao povo da roça que de antemão encomenda tudo no mês anterior. O padre então não questionou, disse que não se importava e que iria assim mesmo e se dispôs até a ajudar nas vendas.No fim da história o Zé alugou um carro e deu carona ao padre mas o interessante foi que o padre nem fez questão de em qual veiculo iria e sim se ele iria ou não.”

Pe. Gelson 



De maio à Outubro de 2008, o pároco de Ingaí foi o reverendíssimo padre Gelson, outro missionário do instituto MISSIO.
Ele é um Gaúcho, que esteve em uma grande missão na Flórida, E.U.A. recentemente.

Pe.Luís Gonzaga da Silva Rizzo 

 

"O PADRE ROCKEIRO - Padre Luís já gravou dois cd´s e já esteve com grandes nomes da musica nacional como Hebert Viana, Renato Ru//o, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá da Legião Urbana, que tiveram uma crítica muito boa de seu trabalho." 



Em Setembro de 2008, quem assume a Paróquia de Ingaí, no lugar de padre Gelson, foi o Padre Luís Gonzaga, ordenado sacerdote pelas mãos de dom Waldemar Chaves de Araujo, em meados de 2007, na Matriz de São José Operário no bairro do tijuco em São João del Rei.
Padre Luís Gonzaga, é um carioca, rockeiro e musico.
No dia 20 de Dezembro de 2008, ele que já estava trabalhando na paróquia, recebe das mãos de Dom Waldemar as chaves da Igreja e o cargo oficial de pároco, assina o termo de compromisso de ocupar esta função de pastor das ovelhas de Ingaí, os fiéis pelo período de 5 anos .
Padre Francisco também agora deixa de ser vigário em Ingaí.
O PADRE é ROCKEIRO - para ajudar a custear as obras da igreja o Padre faz grandes shows musicais
No intuito de arrecadar fundos para a Igreja de Ingaí, ele tem feito vários trabalhos ligados à musica, como shows e a venda de CDs, revertendo todos os lucros para as obras Paroquiais.
"Padre Luis ja gravou dois cd´s e já esteve com grandes nomes da musica nacional como Hebert Viana, Renato Ru//o, Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá da Legião Urbana, que tiveram uma crítica muito boa de seu trabalho."

 

Monsenhor Pedro Diniz 

 

 

De Julho a Dezembro de 2009 trabalharam em nossa Paróquia os padres Pedro Diniz e Joaness José.
Monsenhor Pedro é o superior do Instituto Missio.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Padre Joanees José

Padre Joanees José auxiliou o Monsenhor Pedro Diniz na paróquia de Ingaí após sua ordenação sacerdotal, até quando foi enviado para a Europa a fins missionários, para trabalhar em uma comunidade em Portugal.

Pe. Leandro Geraldo Magela Ferreira



  "O novo líder religioso de Ingaí assume a paróquia durante as festas de fim de ano e às vésperas da festa do padroeiro São Sebastião e já tem mostrado suas disponibilidade e toda sua boa vontade para a realização de mais esta demonstração de fé em Deus e no santo mártir, protetor da nossa cidade"

Dia 05 de Dezembro de 2009, no Santuário de Nossa Senhora de Nazaré da cidade de Nazareno, se ordenou sacerdote pela imposição das mãos do Bispo dom Waldemar, o Padre Leandro Geraldo Magela Ferreira; ex seminarista do “Instituto Missio”.
No dia seguinte Padre Leandro celebrou sua primeira missa na Paróquia de São Sebastião de Ingaí, à qual ele assumiu como administrador paroquial quase um mês depois, substituindo Monsenhor Pedro Diniz.
Padre Leandro tem 23 anos e é o sacerdote mais jovem da diocese de São João Del Rei. Natural de Nazareno, ele assume a paróquia com o intuito de dar continuidade aos trabalhos que viam sendo realizados pelos demais sacerdotes que o antecederam e reorganizar a comunidade pastoral de Ingaí.
Neste pequeno espaço de tempo que ele está em nossa comunidade, Padre Leandro já conquistou o carisma e a amizade do povo ingaiense. A cidade é pequena, o povo gosta de contar casos e o que não falta pelas ruas nas conversas quotidianas são pessoas a tecerem vastos elogios sobre o novo pároco.
Embora seja possuidor da ordem sacerdotal há poucos dias, o novo padre já possui domínio sobre as celebrações e tem demonstrado alto conhecimento teológico, filosófico e social, além de ser realizador das cerimônias com grande riqueza de detalhes e com grande atenção a cada rito. Preocupado em estar diretamente em contato com os fiéis, um dos destaques de sua presença em nossa cidade é o resgate do uso dos alto falantes da igreja para convidar o povo para as missas e transmitir os avisos paroquiais.
O novo líder religioso de Ingaí assume a paróquia durante as festas de fim de ano e às vésperas da festa do padroeiro São Sebastião e já tem mostrado suas disponibilidade e toda sua boa vontade para a realização de mais esta demonstração de fé em Deus e no santo mártir, protetor da nossa cidade.
Que Deus ilumine e derrame todas as Graças e bênção sobre o nosso novo pároco Padre Leandro Geraldo Magela Ferreira.

(texto: Dezembro de 2009)

A ultima missa de 2009 em nossa paróquia, presidida pelo novo pároco padre Leandro, foi um momento marcante em nossa comunidade, que encerrou muito bem 2009 e nos preparou para viver 2010 na Graça e na Presença de Deus.
O sacerdote em sua homilia enfatizou o Amor, a Bondade e a Misericórdia de Deus para com os homens da Terra, esse amor que foi manifestado na encarnação de Jesus Cristo no ventre santo de Maria.
Padre Leandro ainda destacou em sua pregação o grande poder de Deus e abriu os olhos do povo para perceber que é impossível pessoa ou qualquer outro ser possuírem poderes sobrenaturais, como feiticeiros e curandeiros. ”...Somente Deus consegue mudar a vida de seus Filhos, ninguém mais tem essa capacidade...” citou o padre.
Nesta mesma homilia o padre motivou o povo a iniciar e a viver 2010, com alegria, esperança e fé em Deus, praticando atos de misericórdia, compaixão e amizade com os irmãos.
No fim da longa e emocionante celebração eucarística daquela noite Padre Leandro declamou ao povo o texto “O Menestrel” de Willian Shackspeare e comoveu a todos os que estavam presentes na igreja.

Padre Leandro deixou Ingaí  ao meio dia de uma  sexta feira, 24 de Maio de 2013, momento que fez sua ultima comunicação oficial como pároco da nossa Paróquia pelo alto falante da Igreja Matriz. Na noite do mesmo dia era oficialmente comunicado pelo bispado o nome do sacerdote que o substituiria, Padre Carlos Paris Silvério, o Padre Carlinhos SCJ, Vigário Paroquial da Paróquia de Sant' Ana de Lavras . Padre Carlinhos foi designado como administrador paroquial pelo período de um ano. Ele continua exercendo suas funções de vigário em Lavras.


Padre Carlos Alberto Paris Silvério - SCJ



Padre Carlinhos tem 50 anos de idade, veio para a Paróquia de Sant' Ana em Janeiro de 2010, para atuar como vigário Paroquial  substituindo o Padre Antônio Luciano.

Em 24 de Maio de 2013 com o desligamento do Padre Leandro da Diocese de São João del Rei, o nosso querido bispo solicitou aos Padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus auxilio na administração da Paróquia de Ingaí .  A solicitação foi atendida imediatamente pelos padres Dehonianos de Lavras e na noite do mesmo dia foi oficialmente divulgado o nome do vigário de Sant' Ana que seria o responsável pela Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí, Padre Carlos Alberto Paris Silvério, o Padre Carlinhos.

Sua posse oficial aconteceu às vésperas do dia de Corpus Christi, na quarta feira 29 de Maio de 2013, em uma missa presidida pelo Vigário da Forânia de Lavras Padre Neidir Antônio Nogueira do Vale, representante do Bispo dom Célio e nosso ex vigário; também concelebrada pelos padres da Paróquia de Sant'Ana de Lavras e pelo Padre João, pároco de Luminárias.


Natural do Estado de São Paulo, Pe. Carlinhos conta que sua vocação à vida sacerdotal é adulta. “Certa vez li um pensamento que me levou a refletir sobre as oportunidades da vida. O pensamento é: “Nunca é tarde para sermos o que deveríamos ter sido”. Com base nele e aliado a experiência com Deus, o sacerdote revela que pode refazer sua trajetória de vida.
Pe. Carlinhos formou-se direito no ano de 1987 e em 1988 passei na OAB.“Minha vocação é adulta. Antes de optar por esta vocação, lutei para obter sucesso pessoal e profissional”. Neste período trabalhou por dez anos como advogado de uma empresa de ônibus da cidade de Presidente Prudente (SP). Ele afirma que namorava nesta época, mas não se sentia propenso ao casamento.  
Foi a partir dos 30 anos que Pe. Carlinhos começou a refletir sobre a sua vocação e não pretendia casar. “A opção pela vida religiosa e sacerdotal veio depois de uma experiência de encontro pessoal com Deus e a partir de uma reflexão que levou mais ou menos cinco anos para me decidir”, recorda.
Caminhada
A caminhada rumo ao sacerdócio começou em 2001, na fase de formação conhecida como propedêutico, na época em Taubaté (SP). A etapa seguinte, o postulantado, foi realizado na cidade de São Luiz (MA) e, em 2003 (ano em que faleceu seu pai), foi para Jaraguá do Sul (SC), cumprir a etapa do noviciado.
De 2004 a 2006 Pe. Carlinhos fez os três primeiros anos de Teologia; nos anos de 2007 e 2008 realizou o estágio (tirocínio) em São Paulo (SP), trabalhando na casa mãe (Provincialado) dos Padres do SCJ e em 2009 retornou a Taubaté para concluir o último ano de Teologia.
“Como sacerdote, inicio meu ministério na cidade de Lavras (MG) e confesso ser grande a expectativa. Estou tendo a oportunidade de celebrar e atender confissões e o fato de conduzir as pessoas a fazerem sua experiência com Deus preenche o sentido do meu ministério. Sinto que Deus me chamou para isto, que me realiza como pessoa. Deus nos inspira a vivermos nossa vocação incondicionalmente (religiosa, sacerdotal, matrimonial) para sermos felizes. O segredo é vive-la sempre em comunhão com Ele”, disse o sacerdote.(fonte: www.lavras24horas.com.br)

Padre Carlinhos administrou a paróquia até 22 de janeiro de 2016, quando foi transferido para São Luís, no estado do Maranhão.

Quem o substituiu  foi o sacerdote diocesano Padre Adriano Tércio de Melo Oliveira.


  Padre Adriano Tércio de Melo Oliveira   




"Após 10 anos sendo administrada por padres do clero regular(congregações religiosas) um padre do Clero Secular(diocesano) assume a paróquia de Ingaí."
 No dia 26 de janeiro de 2016, em uma celebração presidida pelo bispo dom Célio e concelebrada por diversos padres da diocese de São João del Rei, tomou posse o novo pároco de Ingaí.

"Natural de Resende Costa, o filho do senhor Geraldo e da dona Ana Regina sentiu, desde cedo, o chamado para a vocação sacerdotal. Caçula de três filhos, Adriano foi coroinha, Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística e sacristão da Igreja Matriz da cidade. Como seminarista, realizou trabalhos pastorais na Paróquia São Judas Tadeu, em São João del-Rei, e na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Lavras.
Ordenou-se em maio de 2015 e assume como pároco – pela primeira vez – a Paróquia São Sebastião e São João Batista, na cidade de Ingaí." ( fonte:www.diocesedesaojoaodelrei.com.br)
Na noite do sábado, dia 24 de setembro de 2022, em uma missa presidida pelo bispo diocesano, Reverendíssimo Dom José Eudes Campos do Nascimento, foi dada posse ao novo Administrador Paroquial da Paróquia São Sebastião de Ingaí, Padre Neidir Antônio Nogueira do Vale.

Padre Neidir tem, desde sempre, uma ligação afetiva e histórica com nossa paróquia. Ele era o padre que nos atendia enquanto comunidade, há 23 anos atrás, em 1999, quando a paróquia foi criada. A então paróquia de São Sebastião de Ingaí, que hoje também é dedicada a São João Batista, foi a primeira paróquia criada por dom Waldemar Chaves de Araujo na diocese de São João del Rei. Dom Waldemar atualmente é nosso bispo emérito, embora ainda exerça inúmeros trabalhos pastorais na diocese.

A antiga capela de Santo Inácio de Ingaí, do antigo Arraial da Ponte, da qual ainda restam ruínas, é uma das mais antigas de Minas Gerais, já a nova paróquia foi uma das últimas cidades da diocese a ser erigida em paróquia.

Na cerimônia de posse do novo administrador, dom José Eudes agradeceu os préstimos do antigo pároco Padre Rodrigo, recentemente transferido para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Minduri e também expressou sua gratidão pela imediata aceitação de Padre Neidir em abraçar o novo trabalho sacerdotal, assim como a renovação de seu sim à obediência presbiteral, voto que todo sacerdote faz em sua ordenação sacerdotal.

Foi lida a provisão de posse do novo administrador e o bispo esclareceu sobre a simplicidade da celebração, que não contou com os tradicionais ritos de posse canônica, uma vez que o exercício da administração paroquial de um Administrador Paroquial é prevista para ser mais breve, por um período de tempo menos extenso do que a administração exercida por um pároco. Também foram prestadas homenagens da comunidade ao novo administrador. 

Nas homenagens, os paroquianos de Ingaí ressaltaram o carinho e a atenção de Padre Neidir, que não mediu esforços para que a comunidade então pertencente à paróquia de Luminárias, fosse elevada a Paróquia.
Por fim, Padre Neidir, com seu bom humor tradicional, embora sempre muito sério, destacou o quanto o tempo passou, mas que seu afeto pela comunidade ingaiense permanece o mesmo e ressaltou ainda o quanto é grato pelos aprendizados obtidos em nossa comunidade, naquele momento de sua caminhada sacerdotal na diocese.

Além de administrador paroquial de Ingaí, Padre Neidir cumula ainda os cargos de Pároco da Paróquia São Sebastião de Lavras e de Capelão da Capela de Santa Efigênia do Oitavo Batalhão de Polícia Militar de Lavras, onde além de Padre, o sacerdote também é militar.

TEXTO: Professor e Historiador Vinícius Ferreira Batista
FOTOS: Reprodução da PASCOM da Paróquia de Ingaí

OS VIGÁRIOS PADRE DANIEL E PADRE SILVIO


Além do Administrador Paroquial, Padre Neidir Antônio Nogueira do Vale, também  atendem solidariamente a Paróquia de São Sebastião e São João Batista de Ingaí, os vigários paroquiais da Paróquia São Sebastião de Lavras, Padre Daniel Nicodemos Josino, o mais recente sacerdote ordenado em nossa diocese e Padre Silvio Firmo Nascimento, Doutor e ex pároco das paróquias de Ibituruna e de São Sebastião da Vitória. Padre Silvio também está sempre presente em sua terra natal, Nazareno. O vigário Padre Daniel é de Minduri e foi ordenado sacerdote no final de 2022.
 

Padre Daniel

Padre Silvio

 

BREVE CRONOLOGIA DOS PADRES QUE ATENDERAM INGAI DE 2006 A 2009

Numa breve cronologia, desde a renuncia do padre Janilto em Fevereiro de 2006, foram 5 os padres que atenderam à paróquia de Ingaí, em menos de 3 anos:
* Fevereiro de 2006 – Padre Janilto renuncia a batina e a paróquia
*nos meses de março e abril - Monsenhor Waldyr atende provisoriamente a Paróquia
* 01 de maio de 2006 – Padre Odair é empossado pelo bispo como o novo pároco
* Agosto de 2007 – Padre Renée assume a paróquia
* Setembro de 2007 – Padre Francisco é ordenado sacerdote e enviado a ser Vigário Paroquial de Ingaí lugar que ocupara até setembro de 2008
* Maio de 2008 – Após a Páscoa , Padre Renê entrega a Paróquia ao Padre Gelson
* Outubro de 2008 – Padre Luis assume a Paróquia que agora fica sem vigário Paroquial

Pe. Silvestre

"Um sacerdote que em mais de 60 anos de consagração religiosa sacerdotal, dedicou muitos anos de sua vida à comunidade de Ingaí"
Antes porém do monsenhor Waldir chegar, vários outros padres atenderam à comunidade de Ingaí, na sua maioria padres dehonianos do sagrado coração de Jesus ou padres de paróquias vizinhas, o ultimo foi o padre Ildefonso Béu, mas antes dele teve o padre Silvestre Leão Muller - S.C.J., hoje vigário em Sant’Ana
Lavras.
Um sacerdote que em mais de 60 anos de consagração religiosa sacerdotal, dedicou muitos anos de sua vida à comunidade de Ingaí.

Pe. Neidir




Quem também atendeu por um bom tempo a paróquia de Ingaí foi o padre Neidir Antônio Nogueira do Vale, também Policial militar do 8º batalhão de policia de Lavras e pároco de Nossa Senhora Auxiliadora.
Era ele quem atendia à comunidade de Ingaí na época da criação da paróquia.








PRINCIPAIS PADRES QUE ATENDERAM A PARÓQUIA DE NSRA DO CARMO DE LUMINÁRIAS E CONSEQUENTEMENTE INGAÍ.


Párocos:
01. +Pe. Vicente de Paula Lourenço (1890)
02. +Pe. José da Silveira Rocha (1903)
03. +Pe. Francisco Xavier Perreti (1907)
04. +Pe. João Ferrigno 1908)
05. +Pe. Francisco Severo Malaquias (1909)
06. +Pe. João Ferrigno (1909)
07. +Pe. José Carnevalle (1910)
08. +Pe. Antônio Biscardi (1915)
09. +Pe. Antônio Gaspar (1920)
10. +Pe. Ivo Lebian (1921)
11. +Pe. Antônio Gaspar (1921)
12. +Pe. Teófilo Saez ( 1922)
13. +Pe. João Jarjanette (1922)
14. +Pe. Ivo Lebian (1924)
15. +Pe. Fernando Baunnhoff S.C.J (1925)
16. +Pe. Frederico Bangder S.C.J. (1927)[ EM 1931 UM RAIO CAIU NA IGREJA E PADRE FREDERICO FEZ A PROMESSA DA FOGUEIRA]
17. +Pe. Luiz Tings S.C.J ( 1938)
18. +Pe. Tarcísio Dal Santer S.C.J ( 1942)
19. +Pe. Bernardo Konner S.C.J (1942)
20. +Pe. Tarcísio Dal Santer S.C.J ( 1945)
21. +Pe. Agostinho Baeckauer S.C.J (1947)
22. +Pe. Frederico Bangder S.C.J (1948)
23. +Pe. Waldemar Goedert S.C.J (1949)
24. +Pe. Marino Antônio Knoff S.C.J (1951)
25. +Pe. Silvestre Muller S.C.J (1953 + 2014)
26. +Pe. Ildefonso Béu S.C.J (1955)
27. Pe. Waldyr Henrique Mancini 10/02/ (1957)